A Grayscale Investments, a maior empresa de investimentos institucionais da indústria de criptografia, causou um pouco de agitação depois de ter fechado investimentos em seus principais fundos de criptografia no mês passado. As coisas parecem ter mudado, já que a empresa agora se prepara para um grande 2021 abrindo depósitos.

Pronta para investimentos

A empresa de investimento sediada em Nova York está agora abrindo depósitos para a maioria de seus fundos de investimento, por informações em seu website.

A empresa confirmou que começou a aceitar investimentos em seu Grayscale Bitcoin Trust e no Grayscale Digital Large Cap Fund Trust. O Grayscale Ether Fund permanece inativo. Há uma forte possibilidade de que isso possa se abrir em breve também.

A Grayscale fechou suas portas para novos investimentos em dezembro. Na época, uma captura de tela no Twitter confirmou que a empresa de gestão de ativos tinha investimentos restritos. Um porta-voz da empresa acalmou imediatamente os receios dos investidores, dizendo às fontes de notícias do setor que a paralisação se devia a um bloqueio obrigatório das Ações de Investimento Bitcoin adquiridas em junho.

A empresa sediada em Nova York periodicamente pára e retoma a entrada de novos investidores em seus fundos.

Durante esses períodos, os fundos permaneceram acessíveis à colocação privada. Ao mesmo tempo, todos os novos investidores da empresa estão sujeitos a um período de bloqueio de seis meses para as ações compradas. Após esse período, os investidores poderão vender suas ações a investidores não credenciados no mercado aberto.

Olhos em 2021

Agora que o período de bloqueio terminou, a Grayscale procurará construir sobre o que foi um 2020 estelar. A empresa detém atualmente 3% do total de Bitcoin em circulação e procurará pontuar vitórias ainda maiores no futuro.

Ontem, a Grayscale confirmou que seus ativos sob gestão totalizavam 24,5 bilhões de dólares, acima dos 19,8 bilhões de dólares de duas semanas atrás. A maior parte do aumento parece ter vindo do recente comício do mercado criptográfico, em vez de novos investidores.

É claro que isto não quer dizer que a Grayscale não esteja se preparando para novos investimentos. Na semana passada, Michael Sonnenshein, o recém-nomeado chefe executivo da empresa, explicou à Bloomberg que eles tinham visto um crescimento nos compromissos criptográficos dos fundos de dotações e de pensão. Em parte, o CEO explicou:

„Começamos a ver a participação não apenas do segmento de fundos de hedge, do qual há muito vimos a participação, mas agora ela vem de outras instituições, pensões e dotações“. […] O tamanho das alocações que eles estão fazendo também está crescendo rapidamente“.

A Grayscale também poderia receber um impulso significativo da Guggenheim Partners, uma empresa de investimento sediada em Nova York com mais de US$ 270 bilhões em ativos sob gestão. No mês passado, a Guggenheim protocolou junto à Securities and Exchange Commission (SEC) para permitir que seu fundo Macro Opportunities alocasse até $500 milhões ao Grayscale Bitcoin Investment Fund. O investimento parece estar pronto para entrar em vigor no final do mês, e será definitivamente um impulso para o resultado final da Grayscale.